segunda-feira, 26 de outubro de 2015

SMIC inaugura Rua Inovação

SMIC inaugura Rua InovaçãoNesta quinta-feira, 22, aconteceu a cerimônia de descerramento da placa que denomina o logradouro ao lado da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) como Rua da Inovação e homenageia o cientista e padre Landell de Moura. O evento promovido pela Smic foi realizado durante a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, organizada pela Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa). 

O proponente da homenagem, vereador João Carlos Nedel, declarou que é preciso lembrar-se de figuras inovadoras para projetar o futuro. Também participaram da solenidade o secretário adjunto da SMIC, Paulo Marques, o secretário Municipal de Urbanismo, Valter Nagelstein, a  secretária adjunta do Inovapoa, Juliana Ybarra, e o representante da Secretaria Municipal da Cultura Luiz Antônio Bolcato Custódio.

SMIC inaugura Rua InovaçãoLandell de Moura - Porto-alegrense nascido em 1861 estudou Teologia, Física e Química em Roma, e foi ordenado padre em 1886. De volta ao Brasil, fez uma série de experiências pioneiras, relacionadas a transmissões da voz à distância por meio de um aparelho que funcionava sem fios. Em 1904, registrou, nos Estados Unidos, o transmissor de ondas- que tempos depois seria conhecido como Rádio-, o telefone sem fio e o telégrafo sem fio. Também inventou a válvula de três eletrodos, peça fundamental para o desenvolvimento da radiodifusão. Homem à frente de sua época, Landell de Moura  morreu incompreendido e injustiçado.

Texto de: Agnese Schifino

Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário