segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Banrisul homenageado pelos seus 81 anos

oto: Lívia Stumpf
Sebastião Melo (e) e Lemos, durante a homenagem da CâmaraVereador Sebastião Melo (e) e Lemos, durante a homenagem da Câmara
Foto: Lívia Stumpf
vereador Paulo Marques (PMDB)Marques, na tribuna, destacou papel social e valorização financeira

Plenário

Banrisul homenageado pelos seus 81 anos


A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou hoje (21/9) homenagem pelo aniversário de 81 anos do Banrisul. O vereador Paulo Marques (PMDB), que falou em nome da Mesa Diretora, apresentou um breve histórico do banco, fundado em 1928, e observou que atualmente o Banrisul está entre as dez maiores instituições financeiras do país. "Os resultados do Banrisul desafiam a imagem segundo a qual banco público é sinônimo de problema." 


Marques lembrou que o banco, o segundo maior grupo econômico do RS, é considerado o mais seguro do país em operações pela internet e possui o maior cartão de compras de fidelidade (Banricompras) do Brasil. Revelou que 70% das pessoas que utilizam serviços bancários no Estado usam o Banrisul, formando um universo de 3 milhões de clientes. Acrescentou que 80% dos municípios do RS têm agência da instituição. "Os números comprovam que é possível banco público gerar lucro, ter papel social e ser valorizado no mercado financeiro. Boa administração, funcionários qualificados e amor pela terra fazem a receita desta potência que é o Banrisul."


Fernanda Melchionna (PSOL), servidora licenciada do banco, destacou a importância dos funcionários na construção da instituição. "Viva os trabalhadores do Banrisul, que constroem um banco forte." Valter Nagesltein (PMDB) afirmou que o Banrisul "é um patrimônio do Estado e do país". Ervino Besson (PDT) ressaltou que em sua trajetória de 81 anos o Banrisul sempre estendeu a mão ao povo gaúcho. "Em momentos de crise, de dificuldades, lá está o Banrisul ajudando a dar suporte para superarmos o sufoco."

O presidente do banco, Fernando Lemos, disse que os 81 anos completados em 12 de setembro representam um orgulho para todos os gaúchos. Destacou o papel da instituição recentemente, por conta da crise financeira mundial. "Após a crise financeira de 2008, está claro que há espaço para instituições públicas atuarem no setor. Foram os bancos públicos que no momento de crise sustentaram a economia brasileira." Lemos disse que é um privilégio poder presidir o banco e que a homenagem da Câmara reforça a responsabilidade do Banrisul sobre o papel que tem no Estado.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Nenhum comentário:

Postar um comentário